Imagine sua empresa aparecendo de forma constante nas buscas feitas no Google. Segundo dados da StatCounter, um site especializado em análise de tráfego web, 97,75% dos brasileiros optam pelo Google na hora de fazer uma pesquisa, ou seja, estar bem posicionado na plataforma é essencial para se destacar dos seus concorrentes. E, quando se fala em estar à frente dos outros empreendimentos da sua região, o SEO local é o caminho perfeito para isso.
SEO local consiste em uma estratégia de otimização pensada para destacar um negócio em determinada região. Vamos supor que você tem uma oficina em uma cidade, o objetivo do SEO local é fazer a sua oficina aparecer antes de qualquer outra para as pessoas que estiverem buscando por oficinas em sua região.
Já o Google Meu Negócio é o que viabiliza a presença da sua empresa no Google. Portanto, se você quiser aparecer como um dos primeiros ou até o primeiro resultado nas pesquisas dos usuários, precisa investir em Google Meu Negócio e SEO local.
Quer aprender mais sobre SEO local e Google Meu Negócio, além de descobrir como eles podem ajudar sua empresa a conquistar muitos clientes? Continue a leitura!
O que é SEO local?
Pode ser que você já tenha uma ideia do que é SEO local, mas o que é de fato e como funciona essa ferramenta é o que te explicarei a seguir.
Antes de qualquer coisa, é preciso que você entenda o que é SEO (Search Engine Optimization), que, em português, pode ser entendido como Otimização para Mecanismos de Busca. O nome já diz tudo, SEO é uma estratégia de otimização que tem como objetivo fazer sua empresa aparecer para as pessoas que precisam do seu produto.
Quando realizamos uma pesquisa no Google, nunca paramos para pensar o que acontece entre o processo de digitar o que você procura e clicar nos resultados. O que ocorre nesse período é o que podemos chamar de “três ciclos”: rastreamento, indexação e exibição de resultados.
O rastreamento acontece quando o Googlebot, o robô do Google, visita as páginas e documentos da web a fim de reconhecê-las. Na indexação o Googlebot processa cada página rastreada para entender seu conteúdo. Já na exibição de resultados não tem segredo, o Google exibe os resultados mais relevantes para a busca do usuário.
Agora, como fazer o Google considerar sua empresa relevante dentro da sua área de atuação? É para isso que serve o SEO!
SEO se trata de um conjunto de técnicas que tem como objetivo posicionar melhor a sua empresa no Google. Por meio do uso de palavras-chave estratégicas e outros artifícios, o SEO consegue fazer seu negócio ganhar a confiança do maior site de pesquisas do mundo.
Já o SEO local é uma estratégia mais localizada, ela foca em direcionar as pessoas da sua região para conhecer o seu negócio. É como o exemplo da oficina que citei lá em cima, se o seu site estiver bem otimizado com um SEO local de qualidade, ele irá aparecer para as pessoas quando elas buscarem por serviços dentro da sua área de atuação perto de você.
SEO local x Google Meu Negócio: como funciona essa interação?
Se você tem um empreendimento, o Google Meu Negócio é essencial para ter uma presença de qualidade na internet. É por meio dessa plataforma que sua empresa pode ser cadastrada para aparecer como resultado para as pessoas que estão procurando pelo seu produto ou serviço.
Ou seja, não adianta apenas ter um site para ser reconhecido na web, é preciso se cadastrar no Google Meu Negócio.
Sabe aqueles locais que aparecerem para você no Google quando pesquisa por coisas como “Restaurantes em São Paulo”? Então, esses lugares estão cadastrados no Google Meu Negócio.
Essa ferramenta ajuda seu estabelecimento a ser encontrado, colocando ele como uma opção, oferecendo ainda informações de contato, bem como endereço, opções de rota, horário de funcionamento e avaliações de clientes.
Isso quer dizer que quando você cadastra sua empresa no Google Meu Negócio, ela passa a aparecer em resultados de busca como uma opção viável, seja para contratar um serviço ou comprar algo.
E quando você faz bom uso de SEO local, seu estabelecimento aparece na frente em resultados de pesquisas dentro da sua região que envolvem sua área de atuação, produto ou serviço.
O Google Meu Negócio e o SEO local trazem clientes qualificados, que realmente estão buscando o que sua empresa está vendendo e que ficarão felizes em te conhecer.
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Por que você deve investir em SEO local?
O Google, por ser uma ferramenta de pesquisa veloz e de qualidade, se tornou uma das mais utilizadas no mundo, desta forma, a vitória de ser “indicado” por ela, com certeza é algo a ser levado em conta.
Quando é publicada uma nova página na internet, o Google e outros buscadores realizam um trabalho de “organização” para que essa página possa ser encontrada quando um pesquisador a procura.
Porém, todos os dias inúmeras páginas são publicadas, então a concorrência por esse espaço só aumenta, sendo assim, é preciso investir em SEO local para que sua página esteja à frente das outras.
De acordo com o site Elife, 96% dos brasileiros buscam empresas no Google antes de visitá-las ou ligar para elas. E, de acordo com a Social Media Today, 46% das pesquisas que são realizadas no Google são em busca de produtos ou estabelecimentos locais.
Desta forma, o SEO local vem com o objetivo de aumentar a visibilidade online das empresas regionais. Ele funciona como o SEO normal, mas com um componente geográfico, visto que o propósito da empresa que o adota como estratégia é ter uma classificação alta nas páginas de pesquisa locais, até porque, exemplificando, é muito mais vantajoso um estabelecimento que está localizado em tal cidade aparecer para pessoas da região, do que para moradores de outra região.
Portanto, se você tem como objetivo aumentar o tráfego local orgânico, é extremamente importante dar um upgrade no seu SEO local. Pode ter certeza que esse investimento trará ótimos resultados a médio prazo.
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