✅ Google Meu Negócio em 2023

O que é o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio é uma ferramenta do Google que ajuda empresas a ampliarem sua presença on-line. Com ela, as marcas conseguem controlar a forma como são mostradas no Google ficando disponíveis para o usuário informações como localização, horário de funcionamento, produtos, serviços, fotos e promoções.

Já pesquisou por uma empresa e encontrou comentários sobre ela no Google? Ou procurou no Maps por lanchonetes próximas e achou o lugar perfeito, pertinho de você? Se já fez alguma dessas coisas, saiba que as empresas que você encontrou estão cadastradas no Google Meu Negócio.

A ferramenta do Google funciona principalmente para negócios locais que querem ser encontrados pelas pessoas da região. Pois, quando a sua empresa está cadastrada no Google Meu Negócio e alguém procura por um serviço na sua área de atuação que fique próximo de você, o Google faz questão de indicá-la para essa pessoa. Uma indicação do Google não é nada ruim, não é?

Através de um bom trabalho no perfil do Google Meu Negócio e algumas técnicas de SEO Local, a sua empresa irá aparecer na primeira página do Google nas buscas locais, leia mais a respeito clicando aqui

O que seu cliente encontra quando pesquisa pelo seu produto ou serviço?

O que o seu futuro cliente vai encontrar se pesquisar por você agora na internet? Ficou na dúvida ou não sabe? Então, está na hora de começar a pensar. Segundo a Statista, em 2019, a internet no Brasil já alcançava 65% da população. Por isso, estar no Google Meu Negócio é importante para as empresas que querem sobreviver no cenário atual.

A Statista diz ainda que, em 2019, aproximadamente 137 milhões de brasileiros usavam a internet e que a previsão é que esse número chegue a 158 milhões em 2025. Ou seja, a influência do digital na vida dos brasileiros só tende a aumentar com o passar dos anos.

Então, se estar no Google Meu Negócio é importante hoje, daqui a alguns anos será praticamente uma obrigação. Quer aprender tudo sobre o Google Meu Negócio e descobrir como a sua empresa sai ganhando com isso? Continue a leitura…

Quais são os benefícios do Google Meu Negócio?

Então, o que o Google Meu Negócio faz é colocar a empresa no Google e ajudar as pessoas a encontrarem ela. Sendo assim, veja a seguir os benefícios do Google Meu Negócio, principalmente para negócios locais. Confira!

Interação com os clientes

Além de te ajudar a alcançar mais pessoas, o Google Meu Negócio favorece a interação com os clientes já conquistados.

Quando a sua empresa está cadastrada na plataforma, você tem a oportunidade de responder os comentários direcionados à ela. Dessa forma, quando pesquisarem por você no Google, encontrarão as avaliações dos seus clientes e perceberão que a sua empresa se importa com os feedbacks que recebe, sejam eles positivos ou negativos.

Mas, é bom lembrar que, para conseguir boas avaliações, seu trabalho também precisa ser de qualidade. Portanto, sempre que pensar em promover o seu negócio, realize uma avaliação prévia dos seus serviços ou produtos. Faça as seguintes perguntas para si mesmo:

  • Estou entregando o meu melhor para o cliente?
  • Meu produto/serviço resolve as dores do meu público?
  • Meu cliente está tendo uma boa experiência com a empresa?

Saber essas coisas é importante porque quando as pessoas se sentem felizes com o seu trabalho, a chance de elas te indicarem para os amigos cresce de uma maneira impressionante. O mesmo vale para as avaliações no Google, se uma pessoa for bem atendida por sua empresa, a chance de ela deixar uma avaliação positiva será muito maior.

Vantagem competitiva

Com o Google Meu Negócio a sua empresa se mantém competitiva e sai na frente das concorrentes que não acompanharam as tendências digitais.

Estar na internet já é uma enorme vantagem competitiva, agora estar no Google é fazer propaganda em uma das maiores vitrines do mundo.

Para você ter uma ideia, 92,58% dos internautas brasileiros usam o Google para fazer pesquisas. O país é o segundo que faz mais pesquisas na ferramenta, perdendo só para a índia. [1] 

Então, mesmo que sua empresa não apareça para todas essas pessoas, ao se cadastrar no Google Meu Negócio, sua marca ganha um lugar na vitrine e isso já é o suficiente para que ela seja encontrada na internet.

Visibilidade

E, por falar em visibilidade, esse é justamente um dos benefícios de se cadastrar no Google Meu Negócio. Afinal, o Google é o site de pesquisas mais usado do mundo. Isso quer dizer que ele é a opção da maior parte das pessoas quando elas decidem buscar por um produto ou serviço na internet.

Se você tem um negócio local, isso é ainda mais interessante, sabe por quê?

Imagine que você tem uma lanchonete. Maria, que mora a alguns minutos da sua lanchonete, mas nunca tirou um tempo para visitá-la, resolve que quer comer fora hoje, porém não quer ir nos lugares que sempre vai. Então, ela pega o celular e pesquisa por lanchonetes perto de casa, o Google prontamente mostra a sua como uma opção.

Junto com o nome da sua lanchonete, aparecem para Maria o endereço, opções de rota, avaliações dos seus clientes e ainda o número de telefone do estabelecimento. Por fim, depois de ler as avaliações positivas da lanchonete, Maria decide visitá-la e até levar uma amiga. Nada mau, não é?

Aliás, é muito provável que o João que está de passagem pela cidade e resolveu fazer uma busca por lanchonetes no Google acabe no seu estabelecimento também. 

É isso que o Google Meu Negócio faz, apresenta sua empresa para a sua cidade e faz com que seus vizinhos confiem nela, isso ocorre através da Geo localização, o Google sabe exatamente aonde você está, e disponibiliza as melhores opções para a sua busca.

Por que a sua empresa precisa estar no Google?

Você já sabe o que é o Google Meu Negócio e conhece todos os seus benefícios. Agora, está na hora de entender de uma vez por todas por que sua empresa precisa estar no Google.

O Google diz que empresas verificadas por eles têm o dobro de chance de serem vistas como confiáveis na internet.

Enquanto isso, um estudo do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) concluiu que a cada dez consumidores brasileiros com acesso ao mundo digital, nove consultam a internet antes de fechar uma compra.

Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC, diz que, “Com a facilidade de alguns clicks o consumidor pode obter uma infinidade de informações sobre tendências de mercado, lançamento de produtos, fazer comparações entre marcas e preços e até mesmo ler as experiências positivas ou negativas de outros consumidores com o produto desejado.”.

Segundo Marcela, a internet dá um poder de escolha maior ao consumidor. Sendo assim, é totalmente compreensível o porquê de tantas pessoas pesquisarem por uma empresa no Google antes de decidirem se confiam ou não nela.

Já faz um tempo que o digital vem mudando os hábitos do consumidor e o isolamento social acelerou ao extremo essa mudança. Hoje em dia, as pessoas não só utilizam muito a internet, como também confiam nela.

Ou seja, ter sua empresa cadastrada no Google Meu Negócio em uma época onde o Google é o guia mais procurado quando se trata de conhecer novas empresas é uma verdadeira jogada de mestre.

Como funciona o Google Meu Negócio?

Uma vez cadastrada a empresa, é hora de garantir que o cliente em potencial tenha a melhor primeira impressão possível. Afinal, o Google Meu Negócio não consiste apenas em cadastrar sua empresa e pronto, a plataforma oferece uma série de ferramentas que ajudam a otimizar a presença da marca na internet. Veja a seguir quais são elas:

✓ Comentários

Se na vida off-line a indicação de um cliente vale ouro e suas críticas podem afastar diversos potenciais clientes, na internet isso funciona em uma escala ainda maior. Pois, o feedback, seja ele positivo ou negativo, fica exposto para quem quiser ver.

No Google, esses feedbacks acontecem por meio da aba de comentários. Quando alguém encontra seu estabelecimento no Google, a plataforma oferece a opção de essa pessoa deixar uma avaliação sobre o local, caso já tenha visitado.

Entretanto, é muito difícil que seus clientes resolvam te avaliar por conta própria e é aqui que está o segredo. É interessante lembrar as pessoas que visitam seu espaço de te avaliarem no Google. Não precisa ser extremamente insistente, coagir as pessoas e muito menos influenciar suas respostas, o ideal é lembrá-las de separar um tempo para deixar suas avaliações.

Quanto mais fácil for e menos tempo levar, maiores são as chances de esses clientes seguirem o seu conselho. Portanto, facilite ao máximo essa interação, se possível, dê para eles o link direto para o campo das avaliações ou, até mesmo, um QR code para ser escaneado e facilitar ainda mais as coisas.

Interação

Tão importante quanto incentivar os comentários é respondê-los. Essa interação, além de deixar o cliente que comentou mais feliz, melhora a imagem da empresa para as pessoas que estão encontrando ela no Google pela primeira vez.

Além disso, é interessante responder tanto os comentários positivos quanto os negativos e atentar-se aos feedbacks ruins. Assim você mostra que se importa com a opinião do cliente e que está sempre empenhado em melhorar seu serviço.

Troca de mensagens

A troca de mensagens é outro tipo de interação que o Google Meu Negócio possibilita. A ferramenta funciona como um chat on-line onde os clientes podem tirar dúvidas rápidas sobre a sua empresa ou produtos em um só clique.

Quando o seu estabelecimento já estiver cadastrado no Google Meu Negócio, basta ativar o recurso para que você e seus futuros clientes comecem a aproveitar. Aliás, lembre-se que não basta apenas receber as mensagens, o principal objetivo aqui é respondê-las e fazer de tudo para que o cliente se sinta completamente confiante em conhecer mais sobre o seu trabalho.

Agendamentos

Além de todas as funcionalidades do Google Meu Negócio já citadas aqui, a plataforma ainda dá ao empreendedor a chance de disponibilizar um botão de agendamento direto do Google. Assim, os clientes em potencial não só te encontram por meio do Google, como também tem a possibilidade de marcarem uma visita.

Essa funcionalidade faz com que a pessoa que te encontrou no Google se comprometa em visitar o seu estabelecimento, dessa forma, a chance de ela realmente aparecer será maior. Com a possibilidade de agendamentos, o Google Meu Negócio se torna uma ferramenta completa.

Imagine o seguinte cenário: Fernando está procurando por uma pizzaria no Google e encontra a sua, lê as avaliações, percebe que os clientes estão satisfeitos e que você faz questão de responder a todos. Ele está decidido e quer logo reservar uma mesa ou pedir uma pizza, tem algo mais prático do que um botão para agilizar isso? Fernando certamente ficará feliz em economizar seu tempo.

Atualizações constantes

O Google Meu Negócio ainda permite atualizações constantes para que os dados da sua empresa estejam sempre em dia. Inclusive, a ação de atualizar esses dados é até encorajada.

Nesse aspecto, a plataforma se parece muito com redes sociais como o Instagram e Facebook, pois permite postagens em texto, imagem, vídeo e até a criação de eventos. Aliás, por falar em redes sociais, o Google Meu Negócio ainda permite compartilhar essas postagens nas redes sociais e por meio de campanhas de e-mail marketing.

Qual a importância do Google Meu Negócio para minha empresa?

Já falamos um pouco sobre a importância do Google Meu Negócio para empresas locais, mas saiba que a plataforma também traz benefícios incríveis especialmente para quem mora em cidades pequenas.

O marketing em cidades pequenas costumava funcionar muito pelo famoso boca a boca. Ainda hoje acontece muito isso, mas com a chegada da internet as coisas mudaram bastante.

Hoje todo mundo estão no mundo digital e, como é o caso de boa parte da população global, seus hábitos de consumo são influenciados pelo que veem na rede.

Além disso, quando você mora em uma cidade pequena e abre um negócio, tem quase cem por cento de chance de a população local ser essencial para o seu crescimento. Tendo dito isso, tenha em mente que uma das vantagens do Google Meu Negócio é estreitar os vínculos do estabelecimento com a comunidade.

Sabe como? As pessoas que avaliam o seu estabelecimento são livres para adicionar fotos, assim como você é livre para responder essas avaliações e postar atualizações sobre o seu espaço quando e como desejar.

Portanto, utilizar o Google Meu Negócio pode não ser o seu primeiro passo no mundo on-line, mas, com certeza, será o mais inteligente. Então, esteja você em uma cidade grande ou em um pequeno município, comece a investir em sua presença no Google. Essa pode ser a atitude que fará a sua empresa deslanchar de uma vez por todas.

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